LINHA 1: ESPECIFICIDADES: TEORIAS, ADEQUAÇÕES E MEDIAÇÕES EM PRÁTICAS INCLUSIVAS
DESCRIÇÃO: Investigação sobre necessidades especiais nas deficiências, síndromes e transtornos, e sobre competências, saberes e vocações em contextos de alto nível de desempenho escolar, acadêmico e social, e relação de Altas Habilidades e notório saber.
Análise de políticas públicas de educação e organização de currículos em contextos de inclusão e diversidade; ensino-aprendizagem no ensino regular e especial; mediações para o desenvolvimento escolar; inovação, inclusão e avaliação escolar; ludicidade e lazer para a inclusão social. Estimulação a estudos independentes, aceleração de estudos e notório saber; produção de novos tipos de materiais didáticos acessíveis para o ensino nas diversas áreas e conhecimento; novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas aos processos educacionais acessíveis; como ferramenta para os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.
LINHA 2: DIVERSIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E QUESTÕES DE ENSINO
DESCRIÇÃO: Interdisciplinaridade e novas práticas de ensino; intercâmbio entre disciplinas e aproximação de objetos de estudos; saberes e sentidos para as aprendizagens e diversidade; relações interdisciplinares entre as ciências da natureza e as ciências humanas. Pesquisa e desenvolvimento de abordagens, metodologias e processos para minimizar as dificuldades na compreensão sobre temas complexos. Adaptação e produção de novos tipos de materiais didáticos acessíveis para o ensino nas diversas áreas e conhecimento; desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas aos processos educacionais acessíveis; como ferramenta para os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.
MACROPROJETOS LINHA 1:
MACROPROJETOS LINHA 2: