UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO – CMPDI

CURSO

O modelo do curso aprovado pela CAPES no ano de 2013 é constituído de três dimensões: eixos horizontais que representam as linhas de pesquisa do curso, nas quais as disciplinas objetivam a aquisição de habilidades específicas e um eixo vertical, que representa a área principal (Diversidade e Inclusão) em sua unidade estrutural que perpassa a formação de todas as linhas (Figura 1). A terceira dimensão resulta dos dois vetores citados. A teceira dimensão representa a síntese dada pela obtenção dos conceitos de aplicabilidade, interdisciplinaridade e percepção histórica, ocorrendo principalmente nas disciplinas de Bases da Diversidade e Inclusão e Estágio em Divulgação e Docência do Núcleo Básico Obrigatório.

Esquema

 Figura 1: Esquema de representação da Proposta Pedagógica do Curso de

Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF.

PAPEL DO MESTRE FORMADO NO CMPDI

 Ao final deste processo espera-se que o MESTRE formado pelo CMPDI se constitua em indivíduo autônomo, capaz de buscar informações, manter uma postura crítica, comparando diferentes visões e reservando para si o direito de conclusão. Sendo assim, um discente apto a exercitar a escolha responsável de sua formação profissional seja em Licenciatura ou outras profissões cuja área do curso lhes interesse.

CARGA HORÁRIA DE DEDICAÇÃO AO CURSO

 Os alunos do CMPDI deverão ter disponibilidade de 40h semanais, como qualquer curso de pós-graduação stricto-sensu exige de seus alunos. Esta disponibilidade deverá ser dedicada para cursar as disciplinas (presenciais, semi-presenciais ou a distância de acordo com a decisaão de cada professor) obrigatórias e específicas, estágios, pesquisas, participação em eventos e outras atividades acadêmicas necessárias a formação de excelência dos profissionais que se submetem e são aprovados no processo seletivo, conforme a programação apresentada no Edital e na Minuta do Curso, disponíveis neste site.

CURSO SEM BOLSA DE ESTUDOS

 Até o presente momento, as políticas públicas federais não contemplam os estudantes dos cursos de Mestrado Profissional com bolsas de estudos no país. Os candidatos aprovados no CMPDI deverão negociar com suas chefias ou empregadores a dispensa ou licença necessária para a realização dos estudos de pós-graduação, conforme previsto por Lei. Leia atentamente a Portaria Normativa Nº 17/2009, disponível neste site, e conheça seus direitos.

PÚBLICO ALVO DO CMPDI

 Embora o CMPDI seja um dos cursos do Instituto de Biologia da UFF, qualquer profissional ligado ao Ensino formal e não formal, geral ou especializado, ou de qualquer área de conhecimento pode se candidatar ao processo de seleção de candidatos.

ÁREA DE CONHECIMENTO

 O CMPDI pertence a área de conhecimento Diversidade e Inclusão e, como curso de pós-graduação stricto-sensu, ele segue a legislação federal em vigor, não podendo dispensar o processo seletivo para o ingresso de candidatos que devem responder às exigências apresentadas no Edital aberto anualmente.

ATENÇÃO: Não há ingresso ou aprovação automática no CMPDI. Todos os candiatos devem fazer prova escrita em português e em inglês, participar da entrevista e apresentar os documentos solicitados, inclusive Currículo Lattes. Cada candidato deve apresentar um pré-projeto de acordo com o modelo disponibilizado. A elaboração do pré-projeto, a escolha da linha de pesquisa e do orientador são de responsabilidade do candidato.

LEIA TUDO. CANDIDATO AO MESTRADO TEM O DEVER DE LER O SITE TODO.

 Leia atentamente o Edital da Seleção, pois assim os direitos de todos podem ser garantidos durante todo o processo seletivo.

 Esperamos por você!

Skip to content