UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO – CMPDI

Quem Somos em Libras

HISTÓRICO DO CURSO

As discussões sobre a criação do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) se iniciaram no Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) após o sucesso do Programa de Extensão Escola de Inclusão do Instituto de Biologia e da Faculdade de Educação da UFF, oriundo a partir da demanda do Curso de Graduação em Ciências Biológicas que tem como base filosófica conceitual Santomé e seu livro clássico intitulado Globalização e Interdisciplinaridade.

A PROPOSTA PEDAGÓGICA

A escolha da proposta pedagógica do CMPDI foi baseada na reunião de um núcleo de docentes de cunho multi e interdisciplinar cujo intuito é levar a formação continuada de um indivíduo autônomo, multiplicador e divulgador, capaz de fazer escolhas e de responsabilizar-se pelas escolhas assumidas, apto a definir o seu caminho profissional através das competências adquiridas. Este profissional também será capaz de elaborar, participar e gerir projetos individuais e coletivos no seu ambiente de trabalho, sendo fundamental para construção de uma sociedade democrática e solidária com a qual terá compromisso.

JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do CMPDI da Universidade Federal Fluminense, estabelecida em conjunto com pesquisadores de outras instituições como o Institudo Nacional de Educação de Surdos (INES), Instituto Benjamin Constant (IBC), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade do Minho (UMINHO), Portugal, está baseada em dois pilares principais: diversidade e inclusão associados sempre ao ensino e ao saber-fazer caracterizando sua identidade com a área ENSINO da CAPES.

A ênfase dada ao saber-fazer advém da necessidade de uma modificação e adequação da Universidade para o novo paradigma no qual um ensino ainda essencialmente centrado na informação precisa ser modificado para um modelo integralmente comprometido com a formação. Isto porque, num mundo em rápida e constante mudança, a informação se torna rapidamente ultrapassada e obsoleta, o que torna os profissionais despreparados para o mercado de trabalho, muitas vezes antes mesmo de deixarem a Universidade, seja esse ambiente de trabalho envolvendo ou não o convívio com as pessoas com necessidades especiais.

OBJETIVO DO CMPDI

De forma sumária, portanto, o objetivo principal do CMPDI é dar a cada discente a oportunidade de pesquisar e realizar na prática suas atividades, dando ênfase ao saber-fazer. Torna-se imperativo, então, trabalhar não no sentido de torná-lo um depositário de informações, mas um indivíduo capaz de buscar e processar o conhecimento de maneira autônoma (Freire, 1982, 1984). Assim, propiciamos aos nossos discentes situações-problema nas diferentes disciplinas, cujas soluções exigem uma visão global, multi e interdisciplinar com um trabalho cooperativo e compreensão das diferentes áreas do conhecimento envolvendo a diversidade e a inclusão.

A ênfase dada ao saber-fazer não despreza, certamente, as fontes e os canais de informação, cada vez mais disponíveis com a informatização crescente da sociedade. Os nossos discentes serão capazes de utilizar novas tecnologias de ensino como instrumentos capazes de auxiliar na potencialização das aptidões do seu público, que inclui pessoas com necessidades especiais.

O papel de reprodutor de conhecimento e detentor único do saber foi transformado no CMPDI em Coordenador de Atividades, responsável por criar motivações para que os discentes possam fazer suas próprias descobertas. O profissional gerado nesse curso terá o compromisso de se atualizar sempre, sendo motivado dentro do curso pela disciplina Atualização Profissional I (Núcleo Básico Obrigatório) e II (Optativo) que tentará resgatar a formação e o conhecimento original, principalmente daqueles que atuam profissionalmente na docência.