UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO – CMPDI
GRUPOS DE PESQUISA em LIBRAS
GRUPOS DE PESQUISA
Os interessados podem se candidatar a qualquer um dos seguintes Grupos de Pesquisa.
Faça contato pelo email: cmpdi.uff@gmail.com
1- NDPIS – Núcleo de Desenvolvimento de Produtos e Processos Inclusivos na Perspectiva da Surdez – sob a Coordenação da Dra. Helena Carla Castro (Professora Associado e Coordenadora do Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem Molecular – LABiEMol (http://www.uff.br/labiomol); Membro do Dep. de Biologia Celular e Molecular – Instituto Biologia/UFF). O NDPIS é responsável pela elaboração da versão brasileira do dicionário on-line “Spreadthesign.com”, que incluirá a Língua Brasileira de Sinais (Libras), no European Center of Sign Language, em Orebro, na Suécia.
2- Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado do Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil, do CNPq, sob a Coordenação da Dra. Cristina Delou (Professora Associado e Coordenadora: Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, do Instituto de Biologia (http://www.cmpdi.uff.br); Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Educação Especial e Inclusiva; da Escola de inclusão (http://www.escoladeinclusao.uff.br); e do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação, (http://wwwpaaahsd.uff.br). Membro do Dep. Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação).
3- NDVIS – Núcleo de Desenvolvimento de Produtos e Processos Inclusivos na Perspectiva da Deficiência Visual – sob a Coordenação da Dra. Neuza Rejane Wille Lima (Professora Associado e Vice Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (http://www.cmpdi.uff.br). Membro do Dep. de Biologia Celular e Molecular – Instituto Biologia/UFF). O objetivo geral do NDVIS é refletir e desenvolver pesquisas, artigos científicos, livros: criar produtos e práticas educacionais para o ensino de pessoas deficientes visuais (DV). O Núcleo fomentará novas ações práticas em todos os níveis de ensino para a pesquisa e produção de materiais didáticos acessíveis e inovação tecnológica. A metodologia estará voltada às especificidades da DV. Qualquer barreira será feito do preconceito, fruto do desconhecimento das capacidades humana.