LINHAS DE PESQUISA

LINHA 1: ESPECIFICIDADES: TEORIAS, ADEQUAÇÕES E MEDIAÇÕES EM PRÁTICAS INCLUSIVAS

A linha pretende:

1 – Investigar sobre questões do ensino, envolvendo a diversidade e a inclusão no público-alvo da educação especial na perspectiva inclusiva, com olhar nas deficiências, síndromes e transtornos, e sobre competências, saberes e vocações em contextos do comportamento superdotado, acadêmico e social. 

2 – Proceder análise das políticas públicas de educação, de currículos em contextos de inclusão e diversidade; do processo de ensino-aprendizagem no ensino regular e especial; das mediações para o desenvolvimento escolar, inovação, inclusão e avaliação escolar; e da ludicidade e lazer para a inclusão social. Também, discutir, elaborar e avaliar propostas de estudos complementares, suplementares e Plano Educacional Individualizado (PEI) em unidades e redes de ensino.

3 – Produzir materiais didáticos e técnicos com acessibilidade, segundo a Portaria 171/2018 da Capes ou a que estiver vigente, voltados para o ensino nas diversas áreas de conhecimento, utilizando tecnologias de informação e comunicação aplicadas aos processos de educação inclusiva, como ferramenta para os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem e suas especificidades.

MACROPROJETOS VINCULADOS A LINHA DE PESQUISA 1

  • ENSINO, APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE E INCLUSÃO, NA SOCIEDADE, ESCOLA E NAS ESPECIFICIDADES

EXPLICAÇÃO: Este projeto de pesquisa se propõe a desenvolver e avaliar os processos, produtos e intervenções relacionados ao ensino e aprendizagem, com foco na diversidade e inclusão, nos diferentes ambientes de ensino (formal e informal), considerando-se as especificidades. Ele também interage com projetos de extensão e ensino como parte das aplicações e validações das ações e produtos.

  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, TECNOLOGIAS NO ENSINO, SOCIAIS E ACESSIBILIDADE

EXPLICAÇÃO: Este projeto de pesquisa se propõe a desenvolver processos e produtos que atendam à demanda do público-alvo de inclusão, em sua ampla gama de especificidades, das altas habilidades, superdotação, pessoas com deficiências e transtornos. Busca investigar e atender às demandas necessárias para promover inclusão social e educacional, o adequado processo de ensino e aprendizagem, e a construção e empoderamento do sujeito e sua cidadania, promovendo a diversidade e inclusão em ambientes de ensino formal e informal.

DOCENTES CREDENCIADOS AO CMPDI

PROFESSOR CATEGORIA E-MAIL LATTES
Ana Regina e Souza Campello Docente Permanente anacampello@id.uff.br
Diana Negrão Cavalcanti Docente Permanente dncavalcanti@id.uff.br
Edicléa Mascarenhas Fernandes Docente Colaborador professoraediclea.uerj@gmail.com
Fernanda Serpa Cardoso Docente Permanente fernandaserpa@id.uff.br
Gildete da Silva Amorim Mendes Francisco Docente Permanente gildeteamorin@yahoo.com.br
Manuel Gustavo Leitão Ribeiro Docente Permanente mgustavo@id.uff.br
Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz Docente Permanente osilenecruz@id.uff.br
Rosana Maria do Prado Luz Meireles Docente Permanente rosanaprado.ines@gmail.com
Suelen Adriani Marques Docente Permanente suelen_marques@id.uff.br
Thiago Corrêa Lacerda Docente Permanente thiago.lacerda@ifrj.edu.br
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha Docente Permanente veraprudencia@id.uff.br
Viviane de Oliveira Freitas Lione Docente Colaborador vlione@id.uff.br

LINHA DE PESQUISA 2: DIVERSIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E QUESTÕES DE ENSINO

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