LINHAS DE PESQUISA
LINHA 1: ESPECIFICIDADES: TEORIAS, ADEQUAÇÕES E MEDIAÇÕES EM PRÁTICAS INCLUSIVAS
A linha pretende:
1 – Investigar sobre questões do ensino, envolvendo a diversidade e a inclusão no público-alvo da educação especial na perspectiva inclusiva, com olhar nas deficiências, síndromes e transtornos, e sobre competências, saberes e vocações em contextos do comportamento superdotado, acadêmico e social.
2 – Proceder análise das políticas públicas de educação, de currículos em contextos de inclusão e diversidade; do processo de ensino-aprendizagem no ensino regular e especial; das mediações para o desenvolvimento escolar, inovação, inclusão e avaliação escolar; e da ludicidade e lazer para a inclusão social. Também, discutir, elaborar e avaliar propostas de estudos complementares, suplementares e Plano Educacional Individualizado (PEI) em unidades e redes de ensino.
3 – Produzir materiais didáticos e técnicos com acessibilidade, segundo a Portaria 171/2018 da Capes ou a que estiver vigente, voltados para o ensino nas diversas áreas de conhecimento, utilizando tecnologias de informação e comunicação aplicadas aos processos de educação inclusiva, como ferramenta para os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem e suas especificidades.
MACROPROJETOS VINCULADOS A LINHA DE PESQUISA 1
- ENSINO, APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE E INCLUSÃO, NA SOCIEDADE, ESCOLA E NAS ESPECIFICIDADES
EXPLICAÇÃO: Este projeto de pesquisa se propõe a desenvolver e avaliar os processos, produtos e intervenções relacionados ao ensino e aprendizagem, com foco na diversidade e inclusão, nos diferentes ambientes de ensino (formal e informal), considerando-se as especificidades. Ele também interage com projetos de extensão e ensino como parte das aplicações e validações das ações e produtos.
- INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, TECNOLOGIAS NO ENSINO, SOCIAIS E ACESSIBILIDADE
EXPLICAÇÃO: Este projeto de pesquisa se propõe a desenvolver processos e produtos que atendam à demanda do público-alvo de inclusão, em sua ampla gama de especificidades, das altas habilidades, superdotação, pessoas com deficiências e transtornos. Busca investigar e atender às demandas necessárias para promover inclusão social e educacional, o adequado processo de ensino e aprendizagem, e a construção e empoderamento do sujeito e sua cidadania, promovendo a diversidade e inclusão em ambientes de ensino formal e informal.
DOCENTES CREDENCIADOS AO CMPDI
LINHA DE PESQUISA 2: DIVERSIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E QUESTÕES DE ENSINO
