PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS
A Pós-Graduação é uma jornada cheia de desafios, e em cada período surgem necessidades específicas. Nessa página, os estudantes e docentes do CMPDI podem encontrar orientações e informações detalhadas sobre os principais serviços e procedimentos acadêmicos do programa de pós-graduação (PPG).
Navegue no menu abaixo para esclarecer dúvidas sobre processo seletivo, matrícula, inscrições e cancelamento de disciplinas, e muito mais!
Processo Seletivo
O ingresso no CMPDI acontece por aprovação em processo seletivo específico. O edital para seleção será publicado anualmente no site do CMPDI, as inscrições e etapas seletivas acontecerão ao longo do primeiro semestre, e a matrícula e ingresso do aluno se dará no segundo semestre do ano letivo corrente.
Todas as informações necessárias para a inscrição e as etapas avaliativas estarão disponibilizadas no edital do processo seletivo.Todas as informações necessárias para a inscrição e as etapas avaliativas estarão disponibilizadas no edital do processo seletivo.
CLIQUE AQUI para acessar o conteúdo.
Matrícula no CMPDI
A matrícula é o vínculo formal do estudante com o CMPDI/UFF, expresso pelo número de matrícula.
O candidato aprovado para ingresso no CMPDI deverá, obrigatoriamente, efetivar sua matrícula conforme o calendário previsto no edital do processo seletivo, sem a qual perderá o direito à admissão no PPG.
Depois da verificação dos documentos e requisitos exigidos pelo edital de acesso ao CMPDI, sua matrícula será efetivada, conforme outras disposições constantes do Regulamento do CMPDI.
Após o cadastro do aluno pela secretaria junto ao Sistema de pós-graduação da UFF e obtenção do número de matrícula, o aluno deverá fazer o cadastro no iduff e a solicitação do seu e-mail institucional (@id.uff.br)
(CLIQUE AQUI para ver o tutorial para realização do cadastro e e-mail)
Quais são os documentos exigidos para a matrícula?
a) Diploma ou Declaração de conclusão de curso de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de diploma de Graduação obtido no exterior, a Comissão de Seleção do CMPDI, após análise documental, poderá aplicar o contido na Resolução da UFF quanto à autorização para a dispensa de revalidação de diploma para fins de admissão de alunos portadores de diplomas obtidos no exterior em cursos de Pós-Graduação da UFF.
b) Histórico Escolar oficial da Graduação;
c) Uma foto 3X4;
d) Carteira de Identidade atualizada;
e) CPF;
f) Título de Eleitor (exceto para maiores de 65 anos) e comprovante de quitação eleitoral;
g) Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino e maior de 18 anos);
h) Comprovante de residência.
i) Ficha de matrícula (preenchida e salva em word editável)
j) Formulários “Termo de compromisso de publicação de resultados da dissertação e seus desdobramentos” e “Termo de ciência sobre plágio no cmpdi”.
CLIQUE AQUI para acessar o formulário de matrícula.
CLIQUE AQUI para acessar o Termo de compromisso de publicação de resultados da dissertação e seus desdobramentos
CLIQUE AQUI para acessar o Termo de ciência sobre plágio no cmpdi.
Trancamento de Matrícula
O trancamento da matrícula consiste na suspensão temporária dos estudos, sem ruptura do vínculo do estudante com o PPG. É garantido ao/à estudante o direito de se inscrever novamente no período letivo seguinte ou após o término do período requerido. As formas de trancamento previstas no Regimento do CMPDI em vigor, são:
-
Trancamento automático: estudante que não fizer a inscrição em disciplinas e/ou atividades acadêmicas dentro dos prazos determinados no Calendário Acadêmico do Programa terá sua matrícula automaticamente trancada. O(A) estudante com situação da matrícula em trancamento automático terá garantida a reabertura da matrícula através da inscrição em disciplinas no período letivo seguinte. O(A) estudante poderá solicitar a reversão do trancamento automático para trancamento solicitado dentro no prazo fixado pelo Calendário Escolar do ano letivo e utilizando o procedimento próprio, conforme Regimento do CMPDI (Art. 17 a 19).
-
Trancamento solicitado ao Coordenador do Programa: se o(a) estudante regular (não ingressante) não puder cursar disciplinas no período letivo, deverá solicitar trancamento de matrícula. O(A) estudante pode permanecer com a matrícula trancada por, no máximo, 01 (um) período letivo estabelecido pelo Programa. O requerimento para trancamento de matrícula deverá ser feito pelo(a) estudante, com conhecimento do orientador, através de e-mail à coordenação, contendo sucintamente os motivos do pedido, anexando comprovante das justificativas, se necessário, bem como o prazo de trancamento pretendido. A solicitação de trancamento deverá ser homologada pelo Colegiado.
– Não será permitido trancamento por prazo superior a 1 semestre letivo.
Não se inscrever em disciplina por 2 semestres (mesmo que não consecutivos) implicará no cancelamento da matrícula.
– Para acompanhar a solicitação do processo o(a) estudante deve aguardar a data da reunião de colegiado imediatamente após a sua solicitação.
Reabertura de Matrícula
A reabertura de matrícula é o procedimento administrativo direcionado ao estudante com uma matrícula em situação de trancamento. A reabertura poderá ocorrer ao fim do prazo concedido, ou antes, se assim o estudante desejar, mediante solicitação formal por e-mail à Coordenação de Curso.
Cancelmento de Matrícula
O cancelamento da matrícula configura a desvinculação entre o estudante e a Universidade e está previsto no Art. 20 do Regimento do CMPDI, conforme texto abaixo.
“O aluno terá a sua matrícula cancelada:
I – Quando esgotar o prazo máximo fixado para a integralização do curso;
II – A Quando reprovado por 02 (duas) vezes em disciplinas ou atividades acadêmicas, consecutivas ou não;
III – Quando não proceder, pela 2ª (segunda) vez, consecutiva ou não, à inscrição em disciplinas e/ou atividade acadêmica; ou não comparecer as reuniões periódicas com o orientador do trabalho de dissertação por período acima de 3 meses consecutivos;
IV – Quando for reprovado na defesa do trabalho final.”
A Não inscrição em disciplinas ou atividades no primeiro período letivo, imediatamente subsequente ao seu ingresso no CMPDI também configurará motivo de cancelamento da matrícula.
Não há previsão de rematrícula para alunos que abandonaram ou tiveram suas matrículas canceladas, sendo necessário para seu retorno participar de novo processo seletivo, em livre concorrência.
Inscrição em Disciplinas
A inscrição em disciplinas é um procedimento obrigatório ao estudante, realizado no início de cada semestre em período estabelecido no Calendário Acadêmico e Administrativo do CMPDI, no qual o discente se candidata a uma vaga em uma turma do semestre letivo.
A inscrição online em disciplinas para os estudantes é realizada por meio do link de formulário do Google, cujo link será disponibilizado no site do PPG. O formulário de inscrição adequadamente preenchido, assinado por orientador e aluno, deverá ser anexado no formulário.
– As solicitações de inscrição em disciplinas são verificadas pela secretaria do CMPDI, nos períodos indicados nos Calendário Acadêmico e Administrativo do CMPDI, conforme procedimentos específicos para a conformação dos planos de estudos dos estudantes.
– O estudante que ingressar no CMPDI e não efetuar a sua inscrição em disciplinas/atividades no período imediatamente subsequente ao seu ingresso terá sua matrícula cancelada. Verifique no Calendário Acadêmico do ano vigente o período de inscrição em disciplinas.
CLIQUE AQUI para acessar o conteúdo.
Cancelamento/Trancamento de Disciplinas
É um procedimento administrativo ou solicitado pelo discente, pelo qual uma disciplina é excluída do seu plano de estudos.
Caso você não possa cursar uma disciplina/atividade na qual esteja inscrito, poderá fazer uma solicitação de cancelamento de disciplinas, em formulário próprio à Secretaria do Curso, via e-mail (pdn.egb@id.uff.br). O período para ajustes da inscrição em disciplinas é estabelecido no Calendário Acadêmico e Administrativo do CMPDI.
– Deixar de cursar uma disciplina/atividade sem efetuar o seu cancelamento implicará na sua reprovação e a frequência será registrada em seu histórico escolar, bem como todos os efeitos decorrentes.
– O aluno poderá cancelar a mesma disciplina/atividade por 02 (duas) vezes, no máximo, consecutivas ou não.
– O período para ajustes (cancelamento e trancamento) da inscrição em disciplinas é estabelecido no Calendário Acadêmico e Administrativo do CMPDI, e deve ser feito em formulário próprio, e encaminhado por email à secretaria do PPG (pdn.egb@id.uff.br) dentro do prazo estabelecido.
CLIQUE AQUI para acessar o formulário.
Aproveitamento/Equivalência/Validação de Créditos em Disciplinas
A solicitação de aproveitamento de créditos em disciplinas deve ser feita pelo(a) discente, através de formulário específico, ao e-mail da coordenação (cmpdi.pdn.egb@id.uff.br) do CMPDI. O e-mail enviado deve apresentar em anexo o formulário adequadamente preenchido e assinado, e os documentos comprobatórios que justifiquem a solicitação.
Será admitido o pedido de aproveitamento de créditos para as disciplinas cursadas em Programas de Pós-graduação nas áreas afins à do CMPDI, e que apresente contribuição teórica, técnica e/ou metodológica para a formação do discente. Este aproveitamento de estudos está previsto no Regimento do CMPDI (Art. 22) e pode se dar em 3 situações:
Aproveitamento de créditos – validação do crédito de atividade de ensino, pesquisa ou extensão conforme previsto nas ementas das disciplinas EGB10165 e EGB10166;
Equivalência de disciplina – disciplina cursada pelo discente em programa de mestrado/doutorado antes de ingressar no CMPDI, inclusive na condição de aluno especial do CMPDI. É validado tanto o número de créditos quanto o conceito obtido na disciplina;
Validação de disciplina – atribuição de créditos de disciplinas cursadas em outros Programas de Pós‐Graduação Stricto Sensu, durante o período em que está matriculado como aluno regular do CMPDI. É validado tanto o número de créditos quanto o conceito obtido na disciplina.
– Poderão ser aproveitados até 1/3 (um terço) do total de créditos do Curso, no caso de disciplinas ou atividades cursadas em outros Programas de Pós-graduação, desde que credenciados pela CAPES no momento de sua obtenção dos créditos.
CLIQUE AQUI para acessar o formulário de Aproveitamento de Créditos.
CLIQUE AQUI para acessar o formulário de Equivalência de Disciplinas.
CLIQUE AQUI para acessar o formulário de Validação das Disciplinas.
Solicitação de Declaração/Documentos ao CMPDI
As solicitações de documentos ou informações devem ser encaminhadas ao e-mail da secretaria (pdn.egb@id.uff.br). Para documentação, deve ser detalhando o tipo de declaração/documento desejado.
CLIQUE AQUI
Qualificação do Mestrado
A qualificação do mestrado é a primeira etapa para avaliação do andamento do projeto de pesquisa e deve ser realizada até no máximo 13 meses após sua matrícula no PPG.
No semestre que pretende realizar a qualificação, o aluno deverá se inscrever na disciplina “EGB10328: QUALIFICAÇÃO DO MESTRADO”, e preparar o seu projeto de pesquisa para ser avaliado pela banca, composta pelo orientador como presidente da banca e 3 doutores (externos ou internos ao CMPDI).
O orientador deverá enviar à coordenação o formulário de agendamento da qualificação e cadastro de participante externo adequadamente preenchido, para aprovação prévia da banca de avaliação pelo Colegiado de curso.
– Por tratar-se de um mestrado profissional, o processo/produto técnico tecnológico (PTT) relacionado à pesquisa do mestrado deve ser avaliado pela banca de avaliadores, da qualificação ou da defesa, de acordo com o desenho metodológico da pesquisa.
CLIQUE AQUI para aessar o conteúdo.
Defesa do Mestrado
A defesa do mestrado é a última etapa de aprovação do curso e consiste na apresentação final da dissertação de mestrado. São Requisitos para a defesa a: Aprovação no Exame de Qualificação; Finalização dos créditos mínimos exigidos; Preenchimento de um formulário específico para agendamento da defesa; Requerimento da banca examinadora com pelo menos 30 dias de antecedência.
Para a defesa no CMPDI deve seguir os passos descritos abaixo:
ANTES DA DEFESA:
O aluno que pretende defender sua dissertação deve:
– Providenciar a revisão da dissertação (definir o professor apto a fazer a correção, junto com o seu orientador);
– Providenciar a elaboração do Mapa de disciplinas cursadas;
– Providenciar o local onde ocorrerá a defesa (presencial ou remota), para que esta informação conste no formulário de agendamento da defesa (entrar em contato com a secretaria do PPG em caso de necessidade de apoio);
– Enviar para a secretaria do PPG TODOS os documentos para a defesa (formulário de agendamento da defesa com identificação da banca, data, mapa das disciplinas e ficha do cadastro dos membros externos) com antecedência mínima de 20 dias da defesa. O orientador encaminhará os documentos para a defesa para o e-mail da secretaria do PPG.
APÓS A DEFESA:
Cabe ao orientador:
– No dia da defesa: o orientador deve preencher a ata com os apontamentos da banca, recolher as assinaturas e enviar o documento digitalizado para o email da secretaria do PPG.
– Caso a banca avalie o PTT durante a defesa é necessário o preenchimento de formulário próprio (Ficha de avaliação_PTT) que deverá ser enviado por e-mail à secretaria do PPG, juntamente com a ata da defesa.
Cabe ao mestrando:
– Fazer a apresentação da defesa do mestrado e responder a arguição da banca de avaliação.
– Fazer as correções solicitadas/sugeridas pela banca de avaliação no texto da dissertação e enviar uma cópia da versão final da dissertação, previamente aprovada pelo presidente da banca, no prazo estipulado em ata ao e-mail da secretaria (pdn.egb@id.uff.br) do PPG.
A dissertação final (com ficha catalográfica) deve ser enviada como arquivo em pdf, juntamente com o PTT.
– Para a confecção da ficha catalográfica preencha este formulário online;
– Assim que a versão final da dissertação for enviada, o aluno pode solicitar o certificado de conclusão de curso e dar entrada no processo de Confecção de Diploma (ver orientações nos sites da UFF e do CMPDI)
Solicitação de Certificado de Conclusão do Mestrado
Para solicitar a certidão de conclusão do mestrado e histórico final o discente deve encaminhar e-mail para a secretaria do CMPDI (pdn.egb@id.uff.br), com documentos de defesa (ata da defesa com aprovação), versão final da dissertação (com ficha catalográfica), ficha de avaliação_PTT, produto educacional (em pdf), e publicações geradas durante o mestrado.
Orientações para Emissão do Diploma
A partir de 23/05/2024, as solicitações de Expedição de 1ª via de Diploma de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) devem ser realizadas pelo próprio interessado (aluno concluinte) por meio do módulo de peticionamento eletrônico do SEI-UFF.
O passo a passo para o aluno realizar a solicitação via módulo de peticionamento encontra-se disponível em:
https://www.uff.br/sites/default/files/sites/default/files/imagens-das-noticias/passo_a_passo_-_aluno_-_stricto_sensu.docx.pdf
Para conhecimento, o material de apoio do processo, incluindo a base de conhecimento com todas as etapas da tramitação, está disponível em:
https://www.uff.br/?q=processo/expedicao-de-1a-de-diploma-de-pos-graduacao-mestrado-e-doutorado
FLUXOGRAMA DO CURSO

