EGRESSOS
PERFIL DO EGRESSO
O profissional formado neste curso terá um conhecimento abrangente sobre questões do ensino, envolvendo a diversidade e a inclusão, complementado com uma significativa formação humanística e tecnológica, com foco em contextos e áreas de atuação diversificados, contribuindo de forma decisiva para a melhoria de condições de acesso ao conhecimento tecnológico e científico.
O egresso deverá ser capaz de buscar e de se apropriar do saber de forma autônoma e de compartilhá-lo, no sentido de uma formação continuada e para todos, auxiliando direta ou indiretamente, na inclusão em educação e suas especificidades.
Neste sentido, o egresso deverá ser capaz de refletir criticamente sobre a realidade social, planejar, executar e avaliar projetos individuais e coletivos, a partir de metodologias qualitativas e/ou quantitativas, e dialogar com a proposta de soluções para aprimorar a inclusão em seu ambiente de trabalho e na sociedade.
O CMPDI faz o acompanhamento dos egressos anualmente, seja pela continuidade da atuação de muitos deles nos grupos de pesquisas, seja pelo formulário de autoavaliação de egressos, que tem uma seção sobre impacto do PPG em sua trajetória pessoal/acadêmica e profissional, ou seja por meio do programa de acompanhamento de egressos instaurado em 2023, quando da comemoração dos 10 anos de criação do CMPDI.
O “Evento de Egressos do CMPDI – Acompanhamento de ex-alunos” é um projeto de extensão, que desde 2024 está inserido como ação extensionista do PPG no programa “PROEXT/PG: PROGRAMA DIVERSIDADE HUMANA E INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO”. Este projeto tem uma proposta para além do acompanhamento e divulgação científica, pois volta-se à pesquisa com os egressos do CMPDI através da coleta de dados a partir de instrumentos elaborados por uma comissão mista (docente e discente) constituída especificamente para esse projeto, e que trabalhou conjuntamente com a comissão de autoavaliação.
Outra estratégia de acompanhamento de egressos já praticada pelo CMPDI ao longo de seus 11 anos de funcionamento é o envolvimento de egressos em eventos e ações de extensão empreendidas pelo programa, o que facilitou a implantação do “Evento de Egressos do CMPDI” e a coleta de dados. A partir dos dados obtidos pelo formulário de autoavaliação de Egressos do CMPDI de 2022, foi estabelecido contato efetivo por e-mail em 2023 com ex-alunos desde as primeiras turmas (a partir de 2013), que culminaram no I Evento de Egressos do CMPDI em 2023 e no II Evento de Egressos em 2024, e o registro dos trabalhos e debates em livro. A partir desses encontros, os momentos de debate e apresentação de trabalhos nortearam as abordagens sequenciais, e está previsto o registro de entrevistas com os egressos em canal de YouTube, destacando suas trajetórias acadêmicas-profissionais, suas atuações, pesquisas e reflexões sobre o ensino, diversidade, inclusão, cidadania e sociedade, principalmente por que dos 411 mestres formados pelo CMPDI ao longo destes 11 anos de existência, 72 desses mestres são pessoas com deficiência, público-alvo de inclusão, e que não só conhecem sobre as dificuldades em promover a inclusão, mas podem abordar na primeira pessoa a dificuldade de viver a inclusão.
De uma forma geral, nossos egressos tem obtido melhores qualificações profissionais após a finalização do mestrado, através de progressões de carreira e concursos, além de inúmeros casos de continuidade da trajetória acadêmica de egressos, com o ingresso em diferentes programas de doutorado acadêmico e profissional.
Entendendo que a educação muda as pessoas, e essas podem transformar o mundo, e que a humanidade e a empatia são essenciais à inclusão e promoção da diversidade, os casos de êxito elencados pelo CMPDI têm caráter mais de exemplos do que de destaque. Certamente, o “sucesso do pós-graduando” transita em diversas instâncias, não só acadêmico-profissional, mas nas sutilezas das mudanças de vida, com múltiplas oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento pessoal e profissional, além do importante exemplo desta conquista para a sua família/comunidade, dependendo do estrato social de sua origem. Além desses critérios qualitativos e humanos, foram observados os currículos Lattes dos egressos e consultados os ex-orientadores em reunião colegiada para definição das 5 indicações de casos exitosos de egressos, que serão detalhadas no módulo destaque em abril de 2025:
Citamos brevemente a seguir os destaques do curso nesta quadrienal 2021-2024:
KATIA ARRUDA DIAS
Mestre desde 2020, KATIA ARRUDA DIAS, é pedagoga, cujo PTT e dissertação Influenciou a discussão e as política públicas sobre inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, onde atua como orientadora educacional. Atualmente, cursa o doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) da UFF, e desenvolve atividades de pesquisa e extensão no IFRJ. Sua produção envolveu 04 livros ou capítulos e 2 produtos técnico-tecnológico.
MARIA CRISTINA BARBOSA MENDES
Mestre desde 2021, MARIA CRISTINA BARBOSA MENDES é uma mulher surda, advogada, que não teme desafios e desenvolveu uma série de podcast como PTT do mestrado. Após o título atua como analista judiciário e Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do (TRT) Região. Foi premiada pelo (TRT) pelos serviços de acessibilidade que tem prestado. Atualmente, está finalizando o doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da UFF. Sua produção envolveu 10 artigos publicados em periódicos, 3 livros ou capítulos, 20 produtos técnico-tecnológico.
VANESSA DO CARMO CORREIA
Mestre desde 2022, VANESSA DO CARMO CORREIA é fisioterapeuta, e desenvolveu como PTT uma formação continuada de professores na perspectiva da deficiência visual. Atualmente é Coordenadora acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Anhanguera – Niterói e cursa o doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) da UFF. Sua produção envolveu 05 artigos publicados em periódicos, 2 livros ou capítulos, 2 produtos técnico-tecnológico.
LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA NEVES
Mestre desde 2023, LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA NEVES é professor de educação física atuando como guia e treinador paralímpico para deficientes visuais pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Seu PTT foi uma série de videoaulas disponíveis no EDUCAPES e YOUTUBE sobre o treinamento de corredores cegos e detalhes técnicos aos seus guias. Atualmente, está cursando o doutorado em Educação Física na Universidade Católica de Brasília, e se destacando como referência no treinamento paralímpico e nas pesquisas e publicações em inclusão. Sua produção envolveu 02 artigos publicados em periódicos, 1 livros ou capítulos, 8 produtos técnico-tecnológico.
LENILDA DE MATOS PINHEIRO
Mestre desde 2024, LENILDA DE MATOS PINHEIRO é pedagoga e seu PTT foi uma sequencia de formação continuada para docentes da educação básica. Atualmente, cursa o doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) da UFF, e atua como Articuladora Acadêmica e Mediadora Presencial do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Sua produção envolveu 04 livros ou capítulos e 04 produtos técnico-tecnológico.
