LINHAS DE PESQUISA

LINHA 2: DIVERSIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E QUESTÕES DE ENSINO

A linha pretende:

1 – Discutir e analisar as interseccionalidades do ensino em relação à diversidade e à inclusão.

2 – Promover práticas de ensino inclusivas, intercâmbio entre disciplinas e aproximação de objetos e sujeitos de estudos; saberes e sentidos para as aprendizagens e diversidade; relações interdisciplinares entre as ciências da natureza e as ciências humanas.

3 – Desenvolver e mobilizar conhecimentos, abordagens, metodologias e processos para minimizar ou dirimir as dificuldades na compreensão de temas complexos, multiculturais, interculturais, transculturais e sociais, a fim de promover a inclusão da diversidade nos espaços de ensino e na sociedade.

4 – Produzir materiais didáticos e técnicos com acessibilidade, segundo a Portaria 171/2018 da Capes ou a que estiver vigente, voltados para o ensino nas diversas áreas de conhecimento, utilizando tecnologias de informação e comunicação aplicadas aos processos de inclusão em  educação, como ferramenta para os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.

MACROPROJETOS VINCULADOS A LINHA DE PESQUISA 2

  • ENSINO, INCLUSÃO E INTERCULTURALIDADE: CIÊNCIA, ARTE, DIVERSIDADE E CIDADANIA

EXPLICAÇÃO: Este projeto de pesquisa se propõe a desenvolver processos com diferentes linguagens de comunicação em ambientes de ensino formal e informal, com foco na promoção da diversidade e inclusão. Este projeto também interage com projetos de extensão e ensino como parte das aplicações e validações das ações e produtos.

  • FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICAS, MÉTODOS, PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO

EXPLICAÇÃO: Projeto de pesquisa que objetiva desenvolver, sensibilizar e mobilizar potenciais humanos na área de ensino, com foco na diversidade e inclusão, visando aprimorar conhecimento, formação e capacitação dos estudantes e profissionais em relação ao tema. Busca também desenvolver conteúdo e produtos didáticos que permitam difundir o conhecimento, intervir na solução de problemas e demandas para a inclusão e promover a interdisciplinaridade e multiculturalidade atendendo as diversidades. Este projeto interage com projetos de extensão e ensino como parte das aplicações e validações das ações e produtos.

DOCENTES CREDENCIADOS AO CMPDI

PROFESSOR CATEGORIA E-MAIL LATTES
Alfred Sholl-Franco Docente Permanente asholl@biof.ufrj.br
Alice Akemi Yamasaki Docente Colaborador aayamasaki@id.uff.br
Elisabete Cristina Cruvello da Silveira Docente Permanente elisabetecruvello@id.uff.br
Fagner Henrique Guedes Neves Docente Permanente fagnerneves@id.uff.br
Jacqueline de Faria Barros Ramos Docente Colaborador jacefadu@gmail.com
Janie Garcia da Silva Docente Permanente janiegarcia@id.uff.br
Márcia Maria e Silva Docente Permanente marciamaria@id.uff.br
Paulo Pires de Queiroz Docente Permanente ppqueiroz@id.uff.br
Rejany dos Santos Dominick Docente Permanente rejany_dominick@id.uff.br
Ruth Maria Mariani Braz Docente Permanente ruthmariani@id.uff.br
Suzete Araújo Oliveira Gomes Docente Permanente suzetearaujo@id.uff.br

LINHA 1: ESPECIFICIDADES: TEORIAS, ADEQUAÇÕES E MEDIAÇÕES EM PRÁTICAS INCLUSIVAS

Translate »
Skip to content